10 etapas essenciais para escolher os seus pneus de inverno

Fotolia_35802550_S_-_Our_advices_-_10_key_steps_to_choose_the_best_winter_tires1535641705.png

É fortemente recomendado montar pneus de inverno com a chegada do inverno. Mas como vários condutores deve também questionar-se: «que tipo de pneus para o meu carro?». A primeira coisa é não escutar os conselhos da sua família e amigos. Cada carro é diferente e necessita de pneus adequados aos seus hábitos de condução. Para ajudá-lo a fazer a melhor escolha, aqui estão 10 conselhos para escolher os pneus de inverno mais adequados ao seu veículo. 

 

1 - Conhecer as dimensões dos seus pneus

Isto parece lógico, mas é a primeira coisa que lhe será pedida quando entrar no seu centro. Se não tiver a certeza basta olhar para o flanco do pneu. Por exemplo, se o código inscrito for P205/60R16, significa:

  • 205: este número corresponde à largura da banda de rolamento, isto é, a parte do pneu em contacto com a estrada
  • 60: este número representa a relação (em percentagem) entre a parte superior do pneu (altura do flanco) e a largura da banda de rolamento (largura da secção)
  • 16: este número confere o diâmetro interno dos pneus, em polegadas

 

2 - Em que tipo de estrada conduz normalmente?

Conduz mais em cidades? Em estradas secundárias? Ou em autoestradas? Se conduz muito, não hesite em adquirir pneus de alta qualidade, especialmente se conduzir um carro pequeno porque terá tendência a derrapar em caso de mau tempo. 
Se conduz apenas na cidade, pneus com uma boa relação qualidade/preço serão o ideal!

 

3 - Leve o tempo que precisar para ver os pneus 

Dirija-se a uma loja. Poderá assim comparar a qualidade dos seus pneus, em especial as ranhuras, flexibilidade e rigidez lateral. Lembramos que as ranhuras maiores permitem uma melhor tração das rodas no inverno e facilitam a deslocação da neve derretida quando está a conduzir. 

 

4 - Coloque questões pertinentes!

Um bom vendedor colocará várias questões para recomendar-lhe os melhores pneus possíveis. Colocará, nomeadamente, questões sobre a utilização diária do seu veículo, mas também sobre a quilometragem anual, onde mora e, claro... O seu orçamento!

 

5 - Escolha entre pneus de neve e pneus de gelo

De forma geral, os pneus de gelo são considerados de qualidade superior porque oferecem uma excelente tração no gelo, mas também na neve, enquanto que um pneu de neve não oferece uma excelente tração no gelo. 

Se conduz normalmente em autoestradas e em estradas geralmente mais secas, os pneus de gelo serão também recomendados. Se conduz mais em cidades, os pneus de neve são mais adequados porque permitem livrar-se dos aglomerados de neve. 

 

6 - Informe-se sobre a maneabilidade e travagem

São os principais motivos pelos quais deve adquirir pneus de inverno. Abaixo dos 7 graus, os pneus para todas as estações ou pneus de verão perdem muita tração e flexibilidade e não oferecerão uma condução tão segura como um pneu de inverno. 

 

7 - Compare a etiquetagem dos pneus da União Europeia 

Ao dirigir-se a um ponto de venda, poderá comparar a etiquetagem dos pneus da União Europeia. Esta etiquetagem é uma nota de desempenho que foi implementada em toda a União Europeia desde 2012. Dá informações relativamente a 3 fatores: 

  • Eficácia energética: corresponde à energia perdida durante a condução, esta energia é chamada de resistência ao rolamento. Quanto mais fraca for a resistência ao rolamento, mais combustível poupa e reduz as suas emissões de CO2. 
  • Desempenho em estrada molhada: este indicador dá informações sobre a aderência do pneu em estradas molhadas. Os pneus com uma excelente aderência possuem distâncias de travagem mais curtas. Estes dois indicadores variam entre as notas de A (desempenho mais elevado) a G (desempenho menos elevado). 
  • Nível sonoro: corresponde ao ruído exterior do pneu, esta informação encontra-se em decibéis

 

8 – Solicite diversas ofertas

Solicite que lhe proponham mais do que um produto. Pode escolher entre vários produtos de pneus de inverno e não há necessidade de se limitar a apenas uma escolha ou apenas às sugestões apresentadas pelo vendedor. 

 

9 – Evite misturar os pneus

Não é recomendado escolher marcas de pneus diferentes para o seu veículo. Isto pode afetar a condução e levar ao desgaste prematuro da banda de rolamento e de outros componentes. 

 

10 - Respeite o seu orçamento!

É um ponto muito importante quando escolhe os seus pneus. Leve o tempo necessário para comparar os preços e a qualidade de forma a comprar os pneus mais adaptados à sua condução e veículo. 

 

Quando escolher os seus pneus de inverno, leve o tempo necessário para colocar questões pertinentes e obter informações necessárias de forma a tomar a decisão correta. Para mais informações e conselhos contacte o seu revendedor Point S mais próximo! 

 

No stress with PointS
  • icon-tire1509973988.png
    PROMESSA 1

    A Point S garante a mudança dos seus pneus, no máximo, numa hora, caso contrário devolvemos o dinheiro!

  • icon-quality1509973987.png
    PROMESSA 2

    Na Point S, o nível do serviço está em harmonia em todos os pontos de venda, para ser sempre o melhor para os nossos clientes!

  • icon-chrono1509973987.png
    PROMESSA 3

    Encontre sempre a melhor qualidade ao melhor preço: a nossa rede é a mais competitiva em termos de preço tanto nos nossos produtos como nos nossos serviços. 

Loading...Please wait
A Point S utiliza cookies para personalizar o conteúdo do site e melhorar a sua experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar aceita a utilização de cookies. Clique aqui para saber mais.  Continuar