Manutenção dos travões: diagnóstico e substituição

frein1526396117.jpg

Os nossos centros Point S estão à sua disposição para realizar a manutenção completa do seu sistema de travagem. As pastilhas e os discos de travão possuem uma importância crucial para a segurança do condutor e, por isso, é importante realizar um controlo regular. Não se preocupe! O seu técnico Point S ocupa-se do controlo dos travões para garantir o estado de cada um dos componentes do sistema de travagem. 

 

Verificação e substituição dos travões

Os travões fazem parte da sua segurança, é por este motivo que os nossos especialistas realizam um controlo completo de todo o sistema de travagem para examinar cada componente. Desta forma, cada elemento é verificado para analisar o seu estado de desgaste e é substituído, se necessário. Além disso, na Point S achamos que a segurança não é uma questão de orçamento, garantimos que este serviço está à sua disposição por um preço acessível!

 

O que é um sistema de travagem?

O sistema de travagem é complexo e composto por um conjunto de elementos mecânicos, eletrónicos e hidráulicos que utilizam a fricção para permitir abrandar e parar o veículo em movimento nas melhores condições. Um bom sistema de travagem permite:

  • Estabilidade do veículo
  • Eficácia num curto espaço de tempo e distância
  • Progressividade com travagem proporcional ao esforço do condutor
  • Conforto com um mínimo de esforço do condutor

 

Vários componentes fazem parte do sistema de travagem, os dois principais são:

  • As pastilhas de travão que permitem abrandar a rotação da roda ao nível dos discos. Existem duas pastilhas por roda de cada lado dos discos. O desgaste de uma pastilha de travão varia em função do número de travagens e da sua intensidade. De facto, a cada travagem, a fricção dos travões no disco leva ao preenchimento destes dois elementos.

  • Os discos de travão são elementos de metal fixos ao cubo da roda. São utilizados para abrandar a roda com o objetivo de parar o veículo. 

 

Como funciona o sistema de travagem ABS?

O sistema de ABS (sistema anti bloqueio de rodas, do Antiblockiersystem alemão) permite evitar o bloqueio das rodas. Durante uma travagem, ao aparecer um brusco aumento da desaceleração de uma roda (anúncio de um bloqueio), o calculador comanda a válvula de ajuste correspondente. Impede desta forma que a pressão de travagem aumente, até que a roda encontre uma desaceleração normal.

Durante a travagem, o sistema ABS funciona com:

  • Uma unidade hidráulica que regula a pressão do líquido de travão
  • Uma calculadora eletrónica que controla a unidade hidráulica
  • Um sensor de velocidade que informa o computador sobre a velocidade de cada roda
  • Um indicador no painel de controlo que indica uma anomalia

 

Os sinais de desgaste dos travões

Os travões podem ser incluídos em dois níveis, nas pastilhas de travão e nos discos de travão. Descubra alguns indicadores que podem avisá-lo sobre o estado dos seus travões. De forma geral, o sistema de travagem quase nunca se avaria. Em contrapartida, pode desgastar-se com o passar do tempo. Se os seus travões se soltarem subitamente, deve carregar várias vezes seguidas no pedal do travão porque pode ser apenas uma falha momentânea do circuito de travagem. Se não for suficiente, baixe de velocidade e puxe o travão de mão carregando no botão de bloqueio. Não bloquear o travão de mão!

 

Os sinais de desgaste das pastilhas dos travões

O sinal de alarme do painel de controlo indica-lhe normalmente que as pastilhas de travões são utilizadas e que estão no fim da sua vida útil.

Mas também pode ter em consideração os seguintes sinais que o avisam sobre o estado de desgaste das suas pastilhas de travões:

  • Perda de eficácia na travagem
  • Ruído estridente em caso de travagem ou mesmo quando conduz
  • O pedal do travão baixa cada vez mais quando trava
  • Vibrações durante a travagem
  • Verifique o nível do líquido de travões. De facto, quando uma pastilha de travões está usada, o cilindro principal deixa de aspirar óleo.

 

Deve, por isso, mudar as pastilhas de travões do seu veículo para uma travagem ideal antes do forro estar totalmente gasto.

 

Os sinais de desgaste dos discos de travões

O desgaste dos discos dos travões varia em função do peso do veículo, do estilo de condução e do tipo de estrada em que conduz. De facto, uma travagem regular irá desgastar os discos de forma mais rápida que uma maior utilização do travão motor. Cuidado, se verificar um dos seguintes sinais deve fazer a inspeção dos seus discos:

  • Durante uma travagem brusca, é sentida uma vibração no pedal,
  • Durante uma inspeção visual, os discos estão perfurados
  • Em cada disco encontra-se a espessura mínima. Se estiver abaixo é necessária a substituição do disco.

 

Quando substituir os travões do seu veículo?

Os travões são elementos do seu veículo que devem ser verificados com frequência por um profissional para garantir a segurança do seu carro. De facto, os travões ficam gastos com o tempo e diminuem a eficácia da travagem. Além disso, o desgaste do sistema de travagem depende do tipo de condução e também de vários outros fatores. 

Recomendamos que verifique o sistema de travagem do seu veículo, pelo menos, duas vezes por ano para melhorar a sua duração de vida. Como já compreendeu, a manutenção dos travões é importante para a sua segurança, agende uma reunião com o seu ponto de venda mais próximo para verificar o seu sistema de travagem.

No stress with PointS
  • icon-tire1509973988.png
    PROMESSA 1

    A Point S garante a mudança dos seus pneus, no máximo, numa hora, caso contrário devolvemos o dinheiro!

  • icon-quality1509973987.png
    PROMESSA 2

    Na Point S, o nível do serviço está em harmonia em todos os pontos de venda, para ser sempre o melhor para os nossos clientes!

  • icon-chrono1509973987.png
    PROMESSA 3

    Encontre sempre a melhor qualidade ao melhor preço: a nossa rede é a mais competitiva em termos de preço tanto nos nossos produtos como nos nossos serviços. 

Loading...Please wait
A Point S utiliza cookies para personalizar o conteúdo do site e melhorar a sua experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar aceita a utilização de cookies. Clique aqui para saber mais.  Continuar