Desgaste dos pneus: como reconhecer as anomalias?

check-tyre-wear1571041780.jpg

Os seus pneus são os únicos elementos em contacto com o chão quando conduz. Permitem garantir a sua segurança ao aderir à estrada e evitam também a distância de travagem excessiva. É por este motivo que é importante verificar com frequência o seu estado. Mas são muitos condutores a colocarem a mesma questão: «Como verificar o desgaste dos meus pneus?». Para ajudá-lo, aqui estão alguns conselhos para compreender o estado dos seus pneus e saber se o desgaste é aceitável ou não. 

 

Como verificar o desgaste dos pneus? 

Os pneus Point S ou qualquer outro pneu possui indicadores de desgaste. Estes indicadores tornam-se visíveis quando a banda de rolamento possui uma grossura de 1,6 mm ou 2/32" de espessura. Quando estes indicadores são visíveis significa que está na altura de mudar os seus pneus. 

Outra forma de verificar o desgaste da banda de rolamento de um pneu é utilizar uma moeda de um euro. Procure uma zona mais profunda e insira a moeda. Se a extremidade dourada da moeda não for visível a olho nu o pneu passou no teste e este ainda se encontra em bom estado. Se a extremidade for visível está na altura de mudar os seus pneus. 
Independentemente da técnica que escolha aconselhamo-lo a fazer a inspeção de todos os pneus, pelo menos, uma vez por mês. 

 

As causas do desgaste

O desgaste dos pneus pode ter dois motivos principais.

  • Por um lado, pode tratar-se de um desgaste «natural» originado pelos quilómetros percorridos. Não existem números chave tendo em conta que tudo depende dos seus hábitos de condução. 
  • Por outro lado, o desgaste dos pneus pode ser originado pela deterioração de um componente do seu veículo que afeta os pneus. 

 

Por estes motivos é essencial verificar regularmente o indicador de desgaste dos pneus. 

 

Desgaste interno dos pneus

Se constatar um desgaste interno de pneus, o problema pode ser causado por: 

  • Alinhamento dos pneus
  • Problemas de suspensão

 

Desgaste externo dos pneus 

Existem vários tipos de desgaste externo dos pneus, cada um com causas específicas. 

  • Desgaste precoce nas extremidades: Este pode resultar de um pneu pouco cheio 
  • Desgaste no centro da banda de rolamento: Pode resultar de um pneu demasiado cheio, pode resultar de um pneu danificado devido a uma condução com velocidade excessiva 
  • Desgaste do ombro: pode resultar de um paralelismo deficiente 
  • Desgaste desigual: pode resultar de um paralelismo deficiente, pode resultar de outros componentes que necessitem de um ajuste (amortecedores, direção...)

 

Resumidamente, verificar regularmente o desgaste dos pneus permite-lhe garantir a sua segurança na estrada. Se não tem a certeza de que está perante um dos problemas indicados, aconselhamo-lo a dirigir-se ao seu centro Point S o mais rápido possível. 

 

Para mais informações e conselhos contacte o seu revendedor Point S mais próximo! 

 
No stress with PointS
  • icon-tire1509973988.png
    PROMESSA 1

    A Point S garante a mudança dos seus pneus, no máximo, numa hora, caso contrário devolvemos o dinheiro!

  • icon-quality1509973987.png
    PROMESSA 2

    Na Point S, o nível do serviço está em harmonia em todos os pontos de venda, para ser sempre o melhor para os nossos clientes!

  • icon-chrono1509973987.png
    PROMESSA 3

    Encontre sempre a melhor qualidade ao melhor preço: a nossa rede é a mais competitiva em termos de preço tanto nos nossos produtos como nos nossos serviços. 

Loading...Please wait
A Point S utiliza cookies para personalizar o conteúdo do site e melhorar a sua experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar aceita a utilização de cookies. Clique aqui para saber mais.  Continuar