Amortecedores de carro: manutenção e reparação

Uma estrada com buracos, uma estrada em mau estado, ainda bem que os amortecedores permitem uma condução mais segura e confortável! 

Mas quando é que pensou em verificá-los pela última vez? 

Explicamos-lhe tudo sobre a manutenção dos amortecedores, os riscos de conduzir com amortecedores usados e como a Point S os verifica e repara para cuidar do seu veículo!

Rich text

Como funcionam os amortecedores?

Os amortecedores são um dos componentes mais importantes da suspensão de um carro juntamente com o pneu e as suspensões. Garante uma boa ligação entre a estrada e o pneu.

Os amortecedores reduzem os ressaltos e permitem aos pneus ficarem bem presos aos chão para tornar a condução mais estável e confortável. Os amortecedores são solicitados cerca de 5000 vezes por quilómetro! É por esse motivo que quanto mais flexíveis forem os amortecedores, melhor será o seu conforto ao conduzir!

 

A nossa experiência na mudança de amortecedores

Os amortecedores não são visíveis, o que torna o seu controlo difícil. Além disso, o condutor tem tendência a habituar-se a amortecedores gastos e adapta a sua condução e comportamento ao desgaste dos mesmos. É, por isso, importante realizar uma verificação regular dos amortecedores por um profissional visto que o seu desgaste pode provocar vários transtornos.

O seu centro Point S verifica os seus amortecedores para garantir a sua condução em toda a segurança. Se o seu técnico verificar qualquer problema nas suspensões e amortecedores irá substituí-los por um preço razoável. Na Point S achamos que a segurança não deve ser uma questão de orçamento!

 

Os riscos de conduzir com amortecedores usados

Muitas pessoas não têm a consciência dos perigos que se apresentam quando conduzem com amortecedores usados. É importante realizar uma inspeção regular porque o seu desgaste pode provocar os seguintes riscos:

  • Desgaste prematuro dos pneus. Os amortecedores gastos podem reduzir a duração de vida dos seus pneus devido a pontos achatados que podem surgir depois de vários ressaltos na estrada. Os pneus perdem assim a sua capacidade de estar em contacto com a estrada. 
  • As distâncias de travagem mais longas e o sistema ABS também são afetados. A 50 km/h, o carro demora cerca de 2 metros a mais para parar. Esta distância aumentará mesmo até 6 metros em estrada molhada. Imagine as consequências durante uma travagem na autoestrada...
  • Perda de controlo da trajetória.
  • Aquaplaning. Mesmo se os seus pneus estiverem em excelente estado, os riscos de aquaplaning são maiores com amortecedores usados.
  • Menor conforto de condução. Os amortecedores gastos criam vibrações no habitáculo que afetam de forma negativa o seu conforto de condução, este também pode envolver o reboque. Pode tornar-se perigoso quando faz viagens longas!

 

Quando mudar os amortecedores do seu veículo?

Recomendamos que verifique os amortecedores a cada 20 000 km e que os substitua idealmente a cada 70 000 km. Os kits de suspensão e as molas também devem ser substituídos com a mesma frequência. Para a sua segurança, a geometria do chassis também deve ser verificada.

Se verificar um dos seguintes indicadores, isto indica que os amortecedores estão gastos e devem ser substituídos:

  • Sente vibrações enquanto conduz
  • O pneu está gasto de forma desigual

 

Identificou um destes sinais? Agende uma reunião com nossos especialistas ou contacte o seu revendedor Point S mais próximo para realizar a inspeção dos seus amortecedores.

 

Os nossos conselhos
Ver todos os nossos artigos
Veja as nossas dicas de especialistas sobre manutenção de veículos e pneus de automóveis para uma vida sem stress.