Serviços de escape: manutenção, reparação e substituição
Melhor para o ambiente, o desempenho do seu motor e a tranquilidade dos seus ouvidos, um sistema de escape em bom estado apresenta várias vantagens! Os nossos técnicos Point S verificam o seu sistema de escape e realizam a manutenção, reparação ou substituição em caso de anomalia. Tem dúvidas sobre o estado de desgaste do seu sistema de escape? Veja abaixo como diagnosticar os sinais de desgaste do seu sistema de escape e agende uma reunião com o seu perito Point S mais próximo.
Manutenção do sistema de escape
Um sistema de escape é complexo e composto por várias peças diferentes. Tem um impacto nos desempenhos do seu motor e contribui para proteger o ambiente e o seu conforto acústico.
O silenciador ou catalisador é um elemento crucial no processo de limpeza dos gases de escape do seu veículo. Na verdade, este componente permite livrar-se de 90 % dos gases mais nocivos. Uma reação química transforma os poluentes gasosos em gases inofensivos para o ambiente.
Os nossos técnicos Point S possuem formação para prestar vários serviços relativamente ao sistema de escape, desde a verificação dos componentes, à substituição das peças usadas. Fornecemos abaixo alguns indicadores que o podem ajudar relativamente ao estado de desgaste do seu escape, se verificar um destes sinais contacte o seu centro Point S mais próximo já!
Porquê verificar o seu sistema de escape?
O seu sistema de escape deve ser verificado com frequência porque um escape em bom estado permitir-lhe-á:
- Reduzir o nível sonoro no interior e no exterior do seu veículo devido ás várias explosões que se produzem durante o ciclo do motor
- Melhorar o desempenho do veículo. O motor pode aumentar a sua potência, mas consome mais e produz mais ruído. Se for muito abafado, o motor carece de potência. É por isso importante que o silenciador seja bem ajustado.
- Reduzir a poluição e participar na proteção do ambiente
Os sinais de desgaste do sistema de escape
Um escape fica gasto devido a temperaturas elevadas dos gases (900 °C para 130 km/h!) e à corrosão interna e externa. Aconselhamos que preste atenção aos seguintes sinais que podem indicar que o seu sistema de escape está a ficar velho:
- Um aumento do consumo de combustível
- Um aumento do nível de ruído do veículo.
- Emissões poluentes manifestadas pelo fumo do escape que se tornam mais escuras
- Desgaste prematuro das peças do motor
- Perda de parte ou da totalidade da linha de escape
Quando fazer um balanço do sistema de escape?
O seu sistema de escape deve ser verificado por especialistas a cada 20 000 km. Recomendamos que mude o catalisador em média a cada 100 000 km e o silenciador a cada 80 000 km. Estas recomendações dependem, obviamente, das condições de circulação e dos hábitos do condutor. Para um acompanhamento ideal, agende uma reunião com nossos especialistas ou contacte o seu revendedor Point S mais próximo!